quarta-feira, 23 de maio de 2007

A Importância da Gerência de Configuração

Acredito que a grande maioria das empresas desconhecem ou não estão atentas à importância do papel do gerente de configuração para os projetos. Esses profissionais se encontram principalmente em empresas que possuem ou almejam o modelo CMMI.

Já participei de projetos que não existiam esses profissionais e vi que a dificuldade é imensa. Assim como é importante nos projetos possuírem programadores, analistas de sistemas e de testes, arquitetos, gerentes e etc, também é muito importante ter um gerente de configuração, pois o mesmo possui um grande conhecimento e experiência sobre as ferramentas de controle de mudanças (JIRA, Mantis, Bugzilla e etc) e versões (CVS, Subversion, Tortoise, Winmerge e etc).

A presença desse profissional agilizará várias etapas nos processos do projeto. Essa área possui uma grande carência de profissionais qualificados, então é uma boa para aqueles que estão em dúvida em que ramo partir na área de T.I.

Links interessantes sobre Gerência de Configuração:

http://www.pronus.eng.br/artigos_tutoriais/gerencia_configuracao/gerencia_configuracao.php
http://www.cin.ufpe.br/~gfn/qualidade/gc.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_Configura%C3%A7%C3%A3o_de_Software

Um comentário:

Rafael Tabosa disse...

Olá Rafael, realmente é de suma importância o papel do gerente de configuração, o que acontece em muitos casos, principalmente em pequenas empresas é que não dá pra contratar um recurso somente para essa atividade, geralmente um desenvolvedor mais experiente acaba tendo que vestir o chapeu de gerente de configuração.