terça-feira, 10 de julho de 2007

Tratamento de NullPointer no Eclipse Europa

Continuando a série de posts sobre NullPointerException e as primeiras impressões do eclipse europa, hoje estava vendo as novas funcionalidades e um amigo do trabalho me alertou sobre uma nova configuração de Errors/Warnings nas preferências do eclipse.

No eclipse europa, foi adicionado um novo item nas configurações do compilador e agora você pode verificar possíveis erros em tempo de compilação. No menu, vá em Window – Preferences e marque a opção Potential null pointer access como Error.

Veja na imagem abaixo:

Crie uma classe de teste e adicione o método abaixo ou crie um se preferir.

Código:




Com essa opção marcada como Error, o compilador irá gerar um erro informando que a variável situacao poderá lançar um erro de NullPointerException. O compilador entende que esse if pode retornar false e a referência situacao não será instanciada e poderá ocorrer um erro de NullPointerException na chamada do método add da interface List.

Você também pode marcar essa funcionalidade como Warning, para não gerar erros em todos os seus projetos e ainda ficar informado de possíveis erros.

Tem mais funcionalidades interessantes, como: classes serializaveis sem o serialVersionUID, atribuições sem efeitos, blocos catch sem conteúdo e vários outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Reifel!

Velho, gostei da Tip. Caiu bem para um problema que estou tendo aqui ;)

Abraço