sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mais um framework MVC made in Brasil

Foi lançado mais um framework MVC brazuca, o Neo Framework. A moda já pegou e a comunidade java brasileira está cada vez mais centralizada em criar seus próprios frameworks. Pessoalmente eu acho isso muito bom, pois observo que a cada dia que passa as pessoas estão caindo na real de que nós não podemos "viver presos à outras nações", ou seja, presos aos idiomas e documentações. Não estou sendo radical, é bom e essencial para a nossa área saber inglês e outras línguas, pelo contrário, gosto muito de inglês e de bandas com letras nesse idioma. Apenas estou querendo dizer que esse lado é bom, pois valoriza a comunidade java brasileira.

Outro exemplo de framework brasileiro é o Mentawai, que está sendo bastante utilizado e eu tive o prazer de conhecer o seu funcionamento, criando alguns testes. Ele é baseado em configuração programática, sem a utilização de arquivos XML, Annotations ou qualquer outro tipo de metadata. Informo aos meus conterrâneos da terra da luz (Fortaleza) que o site/sistema do Tribunal de Contas do Estado do Ceará utiliza o Mentawai como framework MVC. A sua documentação é bastante rica, com diversos exemplos de utilização e webapps de exemplos e possui um fórum para tirar dúvidas.

Como framework MVC tem ainda o VRaptor, criado pelo pessoal da Caelum e pelos administradores do GUJ. A versão atual do GUJ, chamada de GUJ2, foi feita utilizando esse framework para a camada de controller. Sua configuração é baseada em Annotations, sua lógica é baseada em POJOs, tem integração com displaytag e suporte à frameworks de apresentação, como velocity e sitemesh.

Para o Swing, tem o framework SwingBean, de autoria do Eduardo Guerra, atual editor-chefe e colunista da revista Mundo Java. O seu intuito é simplificar a vida dos programadores desktop. Confira mais características e funcionalidades no site do projeto.

A edição número 21 da Mundo Java tem como matéria principal esses frameworks citados acima (também fala sobre o JSenna, antigo JBanana), com exceção do Neo. A edição 23 fala sobre o JSpider, outro framework brasileiro.

E não acaba por aí, tem também o Spring Annotations, uma biblioteca criada pelo Rodrigo Urubatan com o intuito de configurar toda a sua aplicação em Spring utilizando annotations. Na próxima edição da revista Mundo Java terá um artigo sobre essa biblioteca. Clique aqui para conferir a documentação em português.


2 comentários:

Erko Bridee disse...

muito interessante o NEO Framework
recomendo para o pessoal testar ele, acho que irão gostar dele =D

Anônimo disse...

Muito bacana o artigo. Acho que os frameworks brasileiros devem ser valorizados, o povo brasieleiro é muito criativo e possui muitas idéias boas. Além disso, esses frameworks são mais próximos, e tendem a resolver problemas mais comuns à nossa realidade..

Valew...